top of page
Search

Onde é adquirido o material por parte dos utilizadores? – Portugal


Há cerca de cinco meses atrás a equipa da Cameraventures lançou o projecto #saveanalogcameras, com o objectivo de perceber se a fotografia analógica ainda se encontra viva entre os fotógrafos e consequentemente entender o seu futuro.

Durante o processo de recolha de dados foram entrevistados cerca de 170 fotógrafos portugueses que ainda hoje fotografam com película fotográfica.

Em Portugal os negócios crescem cada vez mais, não só em espaços físicos mas também em espaços online. Com o volume tendencialmente a aumentar, muitos dos negócios que tinham uma presença exclusivamente online acabaram por abrir um espaço físico, o que leva a poder oferecer outro tipo de serviço.

Em termos de compra de filme a escolha entre os utilizadores é bastante unânime. A grande maioria dos entrevistados tem por habito comprar filmes em lojas locais sendo uma minoria os que realizam as compras de película fotográfica online.

Ao falarmos em compra de material propriamente dito, a escolha divide-se um pouco mais. Com três grupos a serem alvo das principais atenções, são eles os mercados artigos em segunda mão; as lojas locais, onde existem fortes presenças no panorama português e por fim a venda online, a partir de plataformas como o eBay ou Fóruns da especialidade.

O facto das lojas locais terem uma presença bastante acentuada no movimento analógico em Portugal deve-se sobretudo ao conhecimento que possuem em relação ao produto que vendem, o que gera bastante confiança no consumidor, que por vezes pode não ter noções tão avançadas acerca dos mecanismos do material fotográfico. Muitas destas lojas fazem revisões a todo o material antes deste ser posto à venda, e algumas oferecem até alguns meses de garantia sobre o mesmo.

By: Diogo Santos

bottom of page